Trazer pessoas para o seu site é importante

Do que adianta a sua empresa ter um um site bonito, funcional e rápido se não tem ninguém usando, lendo, entrando em contato, comprando seu produto, enfim, trazendo um retorno? Um site que ninguém vê e nada, é quase a mesma coisa. Portanto, além de ter um bom site, a sua empresa precisa trazer visitantes até ele.

E não estamos falando simplesmente de números. A qualidade do público que acessa o seu site muitas vezes é mais importante do que a quantidade. E isso é fácil de entender. Não importa a um lojista online que venda produtos de luxo, ter um visitante que não tenha dinheiro para comprar.

E como fazer para levar as pessoas para o site? Existem muitas estratégias e nenhuma solução mágica. Principalmente se estamos falando de valores de investimento baixos. Tem muita gente que tenta enganar as pessoas, muitas vezes fazendo SPAM, dizendo que vai colocar seu site na primeira página da busca do Google em apenas uma semana por um preço baixo. Só não digo que é impossível porque podem fazer isso mesmo se fizerem o trabalho considerando um termo-chave bem longo que nenhuma outra empresa está usando. Mas normalmente esse também é um termo que ninguém usa para buscar. Por exemplo, se eu pegar uma frase completa que tenho hoje na primeira página daqui do site – “Análise gratuita do seu site em 24 horas!” –  e colocar ela no Google, ele ficará sim na primeira página dos resultados. Mas qual é a chance de colocarem essa frase no campo de busca? Bem pouca. Se colocarem algo mais normal, como “Análise gratuita site”, “Análise grátis de sites”, “Análise de sites”, e por aí vai, já era. Não estará nem na primeira, nem na segunda ou terceira. Vão clicar em outro, normalmente da primeira página.

Não dá para contar com a busca orgânica para acessos ao seu site. Normalmente não. E se você precisa de visitantes a curto prazo, pior ainda. Esqueça.

Digo isso para você que você fique atento(a), não para desanimar.

Vamos falar então de algumas maneiras que existem para levar pessoas para o seu site. Vou dividir primeiramente em 2 tipos de ações, as gratuitas e as pagas.

Gratuitas

Busca orgânica do Google

Aparecer na primeira página dos resultados de busca é aquilo que todos querem pois leva pessoas para o site que realmente estão procurando naquele momento pelo que você está oferecendo. Perfeito. Mas a realidade é que hoje em dia com a tamanha concorrência que temos em praticamente todos os setores, é bem difícil posicionar sua empresa na primeira página. É necessário tempo e, muitas vezes, dinheiro. Mas esse é um tópico de ações gratuitas. Então vamos lá. Farei um outro texto mais detalhado, mas abaixo as ações mais importantes:

  • Desenvolver ações de SEO, sigla do termo em inglês Search Engine Optimization, que traduzido para o português significa Otimização para Mecanismo de Busca. Isso se refere a diversas práticas que devem ser implementadas na estrutura e no conteúdo do site para que ele seja bem interpretado pelos mecanismos de busca, como o Google, e com isso facilite um melhor ranqueamento.
  • Gerar conteúdo relevante no site. Seu site deve conter textos que falem sobre os assuntos mais importantes do seu negócio. Melhor ainda se ele estiver instruindo seus potenciais clientes sobre os seus serviços, produtos, mercado em que atua… Isso depende de cada negócio. O fato é que tendo mais conteúdo no site, a vida do Google é facilitada, pois ele irá entender melhor do que se trata e com isso indicá-lo mais vezes para as pessoas que estão buscando por aquilo.
  • Outros sites linkando para o seu conta muito para o Google pois denota autoridade. E isso é bom. Significa que seu site é reconhecido como relevante pois outros estão linkando ele como referência. É melhor ainda se o site que colocou o seu link lá for também relevante. Exemplo: Seu site é de uma empresa fabricante de roupas e uma matéria jornalística em um site famoso de moda citou a sua marca e colocou um link para o seu site. Isso é ótimo para aumentar a sua autoridade no Google.

Mídias Sociais

Hoje em dia um negócio precisa fazer marketing de mídia social ou ninguém vai descobrir sobre ele. Facebook e Instagram são as principais no momento. Mas existem outras, como Twitter e Pinterest. E coisas novas como o TikTok. Nelas é possível compartilhar conteúdo, fazer propaganda institucional, promoções. Ter seguidores é a base e movimentar a rede com novas inserções periódicas faz com que eles vejam sua marca constantemente e possam se relacionar com ela.

Pagas

Google Ads (que antes se chamava Adwords)

É o sistema de anúncios do Google. O mais usado é aquele que coloca sua publicação entre os primeiros resultados da busca pelos termos que você previamente definiu. Isso, é claro, tem um custo. Normalmente se paga por clique no anúncio. Ou seja, sempre que uma pessoa clica no link que leva para o seu site é cobrado um valor. Além de definir as palavras-chaves com as quais o seu site deve ser mostrado nos resultados, podemos segmentar o perfil da pessoa para quem o anúncio deve ser mostrado. Região demográfica, idade, interesses específicos, são variáveis que podem ser selecionadas para atingir o público exato.

Facebook Ads e Instagram

Esse é o sistema de anúncios do Facebook e do Instagram. Anunciar tanto em uma plataforma como na outra acontece pelo mesmo sistema, já que o Insta foi comprado pelo Face em 2012. Explicarei com detalhes em outro texto aprofundado, mas basicamente, os anúncios são feitos em forma de posts e stories. O público é definido de acordo com diferentes características, desde as mais triviais, como sexo e idade, como outras mais complexas, como interesses, profissões idiomas e tantas outras.

Youtube

Sabe quando estamos vendo vídeos no Youtube e somos interrompidos por uma propaganda? Pois é. Esse é outro modo de levar usuários para o seu site. Dentre os citados, é o mais complexo de ser feito pois necessitará da criação de um vídeo, que é algo mais complicado do que fazer uma imagem e textos. Dependo do seu público, da sua estratégia de marketing e do valor disponível para investimento, pode ser uma boa opção.

Enfim, essas são as formas mais usuais de levar pessoas para o site da sua empresa. Existem muitas outras. Este texto está dando apenas uma visão geral sobre o assunto. Pretendo escrever futuramente artigos com mais detalhes sobre alguns deles. No mais, considere qual é o mais adequado para o seu negócio conversando com especialistas. Eu mesmo estou disponível para um papo. Deixe o seu comentário ou entre em contato diretamente.