Não perca seu tempo com Wix

Eles fazem você acreditar que é super simples montar um site com a plataforma deles, mas o Wix na verdade não é fácil. Pior ainda se você não for um web designer.

Incontáveis foram as vezes que fui interrompido por uma propaganda do Wix no Youtube que dizia mais ou menos assim “Você precisa de um site? Porque não o cria sozinho?” E daí vinha um monte de promessas de como seria fácil e rápido de criar um belo site na plataforma. Mesmo se você não tivesse experiência alguma, seria algo simples, que você tiraria de letra. E sempre que eu via essa propaganda eu pensava, “eu sei que isso não presta”.

E sei disso por experiência própria, por relatos de quem já tentou usar e por exemplos de sites que vi por aí. Sou web designer há muitos anos e já surgiram pedidos para “ajudar a acabar” sites em Wix. E pelo que vi, é sempre um desastre. A pessoa tenta criar um site para a sua pequena empresa sem ter conhecimento de design ou da plataforma e perde muito tempo para, no fim, obter um resultado pobre. Então se frustra e pede ajuda. Aí eu vou lá para ajudar. E como o Wix sempre foi coisa para iniciante, com resultados não profissionais, sempre criei sites com outras plataformas, preferencialmente WordPress, ou do zero. Então não posso dizer que tenha lá uma grande experiência com Wix. Mas de toda forma, já dei uma fuçada. E não é fácil mesmo. É confuso. E a culpa não é do Wix.

Criar sites não é uma coisa simples. Mesmo que você tenha todos os recursos facilitados, capacidade de arrastar e soltar, usar templates e tenha dicas, ainda sim é complicado para quem não tem experiência. Porque criar um site, uma apresentação da sua empresa, exige mais do que manusear uma plataforma de desenvolvimento. Envolve planejamento de conteúdo, redação, diagramação, senso estético, atenção aos detalhes. E, sinceramente, a maioria das pessoas não tem habilidade com todas essas coisas.

No fim, acabam sendo produzidos sites que parecem ter sido feitos pelo sobrinho que mexe com computador. E é isso que você quer para a sua empresa?

Seu site deve ser um bom cartão de visitas da sua empresa. Muitas vezes será o primeiro contato que um potencial cliente terá com ela. Ele tem que passar uma boa impressão. Não uma imagem de algo feito de qualquer jeito, desalinhado, com cores mal escolhidas, conteúdo desalinhado… Ok, você pode ser melhor do que isso, mas acredite, a maioria não é. Então se você tentou fazer algo em uma dessas plataformas e ficou ruim, saiba que isso é bem normal. Contrate alguém profissional para fazer o site da sua empresa para ter um bom resultado. Foque no seu negócio. Não perca tempo desenvolvendo algo que ficará medíocre ou ainda pior.

Seu tempo vale muito. Conte com alguém que crie seu site de maneira profissional para que você consiga ter um bom resultado e manter-se focado no seu negócio.